conteúdo do menu

Câmara Municipal de Paraíso do Tocantins

conteúdo principal
conteúdo principal

 

O mês de setembro foi marcado pela campanha Setembro Amarelo, que é conhecido como mês mundial de prevenção ao suicídio e tem o intuito de mobilizar a população para o diálogo sobre o suicídio, conscientizando para a prevenção dessa prática que, todos os anos, revela números alarmantes.

E para levar informação e conscientização sobre o  tema, durante o mês de Setembro, os vereadores Adriano Moraes, Paulo Sérgio Diniz e Whisllan Maciel, estiveram visitando diversas  escolas estaduais  levando,  palestras  preventivas,  e informação aos alunos da rede Pública, que representam  parte da faixa etária  atingida .

As palestras ponderaram principalmente sobre a valorização da vida, o que motiva a prática do suicídio ou, ainda o que podemos fazer para mudar esse quadro além dos meios de prevenção. Foi abordado também sobre a depressão, que é considerada a maior causa do suicídio no nosso país e como procurar ajuda ou, ainda, auxiliar alguém que seja identificado como possível portador do transtorno em questão.

Um grande número de jovens acompanhou atentamente a palestra do vereador Adriano Moraes. que em palestra ministrada no colégio São Jose Operário, o levou aos estudantes conscientização sobre o suicídio “ Hoje temos muitos caso de automutilação , de jovens tirando sua própria vida , fico feliz de esta aqui falando e chamando a atenção desses jovens para um assunto tão delicado”. Adriano esteve ainda  na Escola Militar, onde falou  para centenas de alunos.

Os jovens da Escola Deusa Moraes, acompanharam uma palestra ministrada pelo vereador Paulo Sérgio Diniz, que durante a solenidade, levou conscientização aos alunos da escola.

“É necessário que todos nós, seja Câmara Municipal, Poder Executivo e demais instituições possam estar unidos em prol da mesma causa, para que Paraíso possa sair dessa estatística que ,infelizmente  acaba sendo alta  , então a nossa preocupação e levar informação e conhecimento aos jovens , trabalhar sua auto estima e colaborar na luta que é de todos” finalizou o vereador que este ainda nas escola José Nézio Ramos.

O vereador Whisllan Maciel esteve nas escolas Idalina de Paula, Amâncio de Moraes, José Nézio Ramos, Juscelino Kubitschek, SENAI. Durante as palestras o vereador mostrou sua preocupação com o crescimento nos números de casos de suicídios que crescem a cada dia é a faixa etária dos que comete “O que mais me chama a atenção é que 90% das pessoas que estão nas estatísticas, estão entre idade 15  a 29 anos,  e nesse sentido que estamos participando nas escolas com orientação aos nosso alunos, alertando , quebrando esse tabu , sobre essa temática que é um problema da sociedade” disse.

O Brasil ocupa o oitavo lugar em números absolutos de suicídio. Foram 11.800 pessoas naquele ano. A cada 24 horas, 32 pessoas se suicidam no nosso país, que é líder na América Latina neste ranking. Entre 2000 e 2012, houve um aumento de 10,4% e de 30% dos jovens, de 15 a 29 anos.

Ascom

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXOS:

Não Possui Anexos

GALERIA DE FOTOS


O site da Prefeitura não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.