Câmara aprova cuidador nas escolas para alunos com deficiência
conteúdo do menu

Câmara Municipal de Paraiso

conteúdo principal Câmara Municipal de Paraiso TO
conteúdo principal

Notícia

 Na sessão extraordinária dessa quarta-feira (27), a Câmara de Vereadores de Paraíso do Tocantins aprovou o projeto de lei 162/2019, do Poder Executivo Municipal, a sessão contou com a presença de 12 vereadores e com a ausência justificada do vereador Ataíde Rodrigues. O texto prevê a criação de 15 novas vagas para o cargo de cuidador de alunos com necessidades especiais, com carga semanal de 40 horas.

O cargo exige nível médio completo é será feito contrato por tempo determinado observado o prazo de até 01 ano, podendo ser prorrogado se de interesse do poder Público.

A função terá algumas atribuições especificas como: cuidar e acompanhar os alunos com necessidades especiais na locomoção pelas dependências da escola; auxiliar no aprendizado, caso o aluno não tenha autonomia motora ou intelectual para tanto, auxiliar os alunos na higiene pessoal, quando necessário, auxiliar o professor nas atividades pedagógicas, acompanhar o aluno nas atividades recreativas, auxiliar o aluno em sua alimentação , assim como, zelar pelo material do aluno em sala de aula e nas dependências da instituição até que o  responsável  busque-o.

Com o aval da Casa de Leis, agora o texto segue para sanção do prefeito Moises Avelino.

 

Educação Inclusiva

 A legislação brasileira incentiva à inclusão dos estudantes com deficiência no ensino regular, deixando o ensino especial para aqueles com características específicas.

 Por isso, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/96) prevê o serviço de apoio especializado aos alunos com deficiência matriculados nos colégios regulares. A proposta aprovada inclui explicitamente o cuidador como parte desse suporte, desde que necessário.

 

 Ascam

 

ANEXOS:

GALERIA DE FOTOS